Seleções da Mostra - Mapeando a Subjetividade

Mapeando a Subjetividade

Experimentação
no Cinema Árabe
de 1960 até
os Dias Atuais




A década de 60 foi marcada por muitos desafios e releituras que galvanizaram um amplo movimento de vanguarda da experimentação contracultural tanto na poesia, como na literatura e no teatro. Paralelamente, cineastas iniciaram também uma movimentação cultural que quebrava as formulações convencionais e os apelos puramente comerciais. Este movimento foi importante para pavimentar a inventividade, a ousadia e a estimulante maneira de filmar do cinema árabe contemporâneo.

O projeto Mapeando a Subjetividade, visa apresentar um mapa dessa enorme herança pessoal, artística e experimental do cinema árabe. Apresenta diversas obras, não de maneira cronológica ou geográfica, mas com uma conexão e um diálogo entre os trabalhos. Reune obras-primas e descobertas recentes. Contém também um forte conteúdo histórico, mostrado a partir de narrativas pessoais que muitas vezes foram proibidas. Alguns filmes contam a história da liberação frente ao colonialismo ao qual foram submetidos os países árabes até a década de 50 e 60, formando uma espécie de arquivo histórico, com o ponto de vista do colonizado e não do colonizador. As produções incluem filmes da Argélia, Egito, Líbano, Marrocos, Palestina, Siria, Tunisia, Qatar e Emirados Árabes Unidos.

Uma seleção especial desses fimes foi escolhida para a ser exibida na 7a Mostra Mundo Árabe de Cinema, sendo o Brazil o primeiro país na America Latina a receber a itinerância. O programa original, organizado pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) e ArteEast, contou com o apoio do Festival de Cinema de Abu Dhabi.

Esperamos que o público brasileiro aprecie esta seleção e que conheça um pouco mais do cinema e da arte do mundo árabe, com a riqueza de suas histórias, a inventividade narrativa e os desafios atuais.


A Curadoria


Curadoria - Rasha Salti


Rasha Salti Curadora independente de filmes e artes visuais e escritora libanesa. Entre 2004 e 2010, foi programadora e diretora sênior do ArteEast de Nova York (www.arteeast.org). Dirigiu duas edições da bienal de cinema East Film Festival (2005 e 2007). Foi cocuradora das mostras The Road to Damascus, com Richard Peña (2006) e Mapping Subjectivity: Experimentation in Arab Cinema from the 1960s until Now, com Jytte Jensen (2010-2012), exibida primeiramente no MoMA, em Nova York. Colabora com diversas organizações e festivais, incluindo o Musée Jeu de Paume, em Paris; Santiago Festival Internacional de Cine (Sanfic), em Santiago do Chile; e The Tate Modern, em Londres. Em 2009 e 2010, trabalhou na programação do Festival de Cinema de Abu Dhabi (www.adff.ae) e atua como programadora da parte internacional do Festival de Toronto.


As duas edições da mostra original Mapeando a subjetividade: cinema experimental árabe dos anos 60 até os dias atuais (Mapping Subjectivity: Experimentation in Arab Cinema, 1960-Now), partes I e II, ocorreram no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), em novembro de 2010 e outubro de 2011. Ambas foram co-organizadas pelo Museu de Arte Moderna e ArteEast, e a curadoria foi feita por Jytte Jensen, curadora do MoMA, e Rasha Salti, que foi diretora sênior da ArteEast e programadora internacional do Festival de Toronto.